Pular para o conteúdo principal

Destaques

De quanto em quanto tempo devo ir à dentista?

           Manter a saúde bucal em dia é essencial para a sua qualidade de vida. Uma dúvida muito comum entre os pacientes é: “De quanto em quanto tempo devo ir ao dentista?”. A resposta mais recomendada é a visita semestral, ou seja, a cada seis meses. Esse intervalo é ideal para que o profissional avalie a saúde dos dentes e gengivas, identifique possíveis problemas ainda no início e realize limpezas preventivas.    No entanto, essa frequência pode variar de acordo com as necessidades individuais. Pacientes com doenças gengivais, tendência a formação de tártaro, uso de aparelhos ortodônticos ou outros tratamentos específicos podem necessitar de consultas mais frequentes, como a cada três ou quatro meses.    Ir regularmente ao dentista não só previne cáries, gengivite e perda precoce de dentes, como também evita tratamentos mais complexos e onerosos no futuro. Além disso, o acompanhamento profissional é fundamental para manter um so...

ESTUDOS APONTAM QUE A CAUSA DO ALZHEIMER PODE ESTAR ASSOCIADA À DOENÇA GENGIVAL

 



Pesquisas apontam que a doença de Alzheimer pode estar associada à uma culpada inesperada: A DOENÇA GENGIVAL.


Um estudo descobriu a presença de Porphyromonas gingivalis, uma bactéria responsável pela periodontite, nos cérebros de pacientes falecidos com Alzheimer.


Segundo o estudo:


  • Quando camundongos foram infectados pela bactéria, ela colonizou seus cérebros e desencadeou a produção de beta-amiloide, que é uma proteína comumente associada ao Alzheimer;
  • Fortaleceu-se a hipótese de que o Alzheimer pode ter origens infecciosas, e de que não é apenas um distúrbio neurodegenerativo.
  • Havia enzimas tóxicas da bactéria em indivíduos que tinham alterações cerebrais relacionadas ao Alzheimer, mesmo naqueles que ainda não tinham sido diagnosticados com demência, o que sugere que a infecção pode começar anos antes do surgimento dos sintomas.


Essa descoberta abre as portas para novos tratamentos potenciais e para a importância e possibilidade da prevenção. Também acende a luz para quem ainda não tem os devidos cuidados com a saúde bucal! Consultas odontológicas periódicas evitam diversos problemas que muitos ainda nem imaginam.


Pasmem! Mas além do que está sendo estabelecido nesta pesquisa, saibam que não é a primeira vez que a doença periodontal se relaciona com outras doenças sistêmicas, já sendo um fator de risco conhecido para doenças como: diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Até mesmo relaciona-se com o parto prematuro!


Então, não importa em qual etapa da vida você se encontra, agende a sua consulta e priorize a sua saúde! Quando os mais antigos diziam que “a saúde começa pela boca”, eles não estavam mentindo! Agora, através deste estudo, podemos ressaltar a importância da higiene oral na saúde do cérebro. Proteja o seu cérebro e cuide sempre do seu sorriso! 🧠 


Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas, agende uma consulta! WhatsApp:


Shopping Main Street
Estrada dos Três Rios, 200, Bloco 1, Sala 214

Freguesia de Jacarepaguá | Rio de Janeiro


Fonte: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.aau3333

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS: